sábado, 7 de maio de 2016

Pontes e pontes levadiças

Sempre que começamos um ano, a maior das dificuldades é ponderar se as atividades desenvolvidas no ano anterior tiveram sucesso ao alcançar seu objetivo ou não; e no caso de terem sido bem sucedidas, o que pode ser melhorado.

Foi com esse pensamento que as atividades relacionadas a pontes nos 4ºs e 6ºs anos entraram no planejamento deste ano.

Como nessas séries há mudança de caixa/kits, no 4º ano começam a usar o WeDo e no 6º ano o EV3, uma das justificativas para construção de pontes é que estruturas rígidas em forma de torre são base/ fundação para outras construções, fora isso, a maneira como as crianças fazem os encaixes das peças determinam se as estruturas ficarão flexíveis ou não.

Neste ano demos uma ajustada nas atividades de 4º ano. De início conversamos sobre os cinco tipos de pontes mais comuns e que foram apresentados numa postagem no ano passado. Depois, cada grupo tinham que recortar de revistas, ou trazer de casa, imagens de pontes e classificá-las de acordo com os cinco tipos mais comuns. Após recortarem, deveriam colar num papel, identificando os tipos das pontes, como se fosse um cartaz (que obviamente foi pendurado na sala!).

Somente depois disso foi que começamos a construir as pontes e, como sempre, as crianças foram ótimas! O exercício de recortar e colar deu tão certo que neste ano tivemos vários grupos experimentando tipos diversos de pontes!

As pontes em viga ainda são as mais comuns por serem mais simples...


 Mas também tivemos lindas pontes estaiadas e suspensas!!!!!


 

 

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