terça-feira, 31 de março de 2015

Pontes e estruturas

Como essa moçada é criativa!

No 4º ano estamos trabalhando primeiro com estruturas para depois fazer uso de programação de motores.

Começamos construindo uma torre - a mais alta, com a maior quantidade peças e, muito importante, que fosse estável e rígida! Nada de torre balançando pra um lado ou para o outro. Afinal, torre não é balanço!

Dica para todos: mais largo embaixo dá mais estabilidade!

Não tirei fotos, mas acho que como as peças são bem diferentes, ficaram umas torres muito engraçadas, mas estáveis e rígidas!

Depois tratamos de construir pontes!
Usamos o desenho abaixo como orientação, de maneira que cada grupo pudesse escolher um tipo de ponte para construir. [1]


1. Ponte viga.
2. Ponte de treliças.
3. Ponte de arco.
4. Ponte suspensa.
5. Ponte estaiada.

Só com isso, daria para brincar de construir pontes uma aula pra cada...rs... Só que temos muitas outras coisas para testar e experimentar. O curioso é que pelo menos um grupo se dispôs a fazer a ponte estaiada! Achei lindo! Ficaram quebrando cabeça para ligar os cabos (pedaços de barbantes) às peças.

Maaaas devo assumir, considerando o desafio, a maioria optou pelo que parece mais simples - a ponte viga. O que já deu um bom trabalho!

Acontece que dos tipos de ponte, ficou faltando uma! A ponte levadiça! E é com essa que iremos trabalhar a programação do motor, subindo e descendo!!!

Para isso, três aulas - veja bem como!
1ª - Experimentar os recursos do programa Scratch e seu uso com o WeDo;
2ª - Planejar a ponte no qual deveriam fazer um desenho indicando onde o motor ficaria;
3ª - Construir a ponte e motorizar com programação.

Tiveram vários grupos corajosos que já começaram a conectar o motor. Corajosos porque a professora passa o tempo todo lembrando que o motor tem que estar bem preso na estrutura para não quebrar a estrutura, não sai voando, nem enrolar em torno dele mesmo! No último caso, danifica o motor!

Então... ai vai um gostinho! Sem programação, a meio caminho!
[1] Fonte: http://www.engenhariapt.com/2013/04/12/tipos-de-pontes/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário