sábado, 30 de abril de 2016

Como consertar os motores do WeDo

Uma das maiores dificuldades técnicas de quem trabalha com o WeDo é fazer com que as crianças tomem cuidado ao utilizarem os motores. O trabalho é árduo e no ano passado, 2015, conseguimos minimizar defeito no cabo a seis motores ao longo do ano.

Neste ano, por algum motivo, já tínhamos cinco motores com defeito antes do final de março. E isto gerou uma situação complicada tendo em vista que a garantia de compra dos motores acabou em fevereiro.

Como não imaginava que seria um monstro de sete cabeças consertar um motor desse, arrisquei comprar um motor por minha conta e trocar por um dos estragados só para desmontar e ver como seria por dentro. Com isso também sempre teria um motor para ser utilizado para substituição.

Enfim, depois de três semanas entre pagamento e recebimento, finalmente abri o motorzinho... Escolhi um que estava com as presilhas laterais meio danificadas por aberturas anteriores (com certeza é um dos motores que voltou da manutenção em São Paulo).

Foi bem simples abrir o motor. Depois de tirar o parafuso, puxei para trás e voilá!

Com o motor desmontado, sabia o que iria precisar: alicate, chave philips, pinça (ou algo para segurar), ferro de solda de ponta bem fina para não ficar o serviço lindo que estava nesse aí, solda e deu!

Animada que estava, faltava contar a novidade para quem eu sabia que animaria comigo e de quebra poderia me ajudar. Prof. Daniel Peters de Física do ensino médio!!

Claro que não ia confiar na minha inexperiência e apelei para o titio Google. Depois de uma rápida busca acabei encontrando um vídeo no YouTube do Vadim Smilansky que tem um passo a passo que ajudou muitíssimo! Inclusive com um suporte para ajudar a desmontar os motores! Lindo! Agora, mãos à obra!!

Dois dias depois, eu e o prof. Daniel começamos a manhã tentando abrir os motores (que foi uma luta à parte e durou parte da manhã). Como eu tinha aula, enquanto ele ficou na labuta dos motores refazendo os encaixes e soldas, aproveitei para mostrar para todas as turmas de 5º ano com as quais teria aula naquele dia os motores por dentro e como estavam sendo consertados! Muito show! Fiquei apaixonada pela curiosidade das crianças! Tudo bem que mexeram um monte, mas com uma mesa cheia de coisinhas legais à disposição quem não mexeria, né??? De quebra mostrei o trabalho que dá e espero que as crianças sejam ainda mais cuidadosas! <3


Enfim... Desse ensaio de acertos e erros, descobrimos o seguinte:

1) O que tende a quebrar nos motores é o fio que fica tensionado na parte traseira do motor. O encaixe é muito fino e por isso o uso constante arrebenta os fios dentro do cabo (e eu achava que soltavam dentro do motor, é mole?!).

2) O mais difícil não é conserto em si, mas abrir o motor, por incrível que pareça!

3) Para arrumar os motores tem que tirar a solda, soltar o suporte plástico, puxar o fio, cortar a parte danificada, cortar as laterais pois dos quatro fios apenas dois se conectam ao motor e soldar novamente. Quando conseguia tempo, ajudava o prof. Daniel a abrir, testar e colocar tudo no lugar de novo; mas o restante ele fez tudo, obviamente em vários momentos que sob os olhares atentos das crianças!

4) Vale medir o tamanho do fio que irá dentro do motor. De acordo com o prof. Daniel essa medida não é tão simples porque um milímetro faz diferença na hora de encaixar tudo de volta no motor.

5) Dos cinco motores, conseguimos consertar quatro. Chegamos à conclusão, após alguns testes, que um deles está danificado no encaixe que vai no Hub, o que vai ser uma história para abrir porque uma rápida tentativa foi frustrante!

6) Não é fácil quebrar a presilha de fechamento do motor, precisa de força. Acho que o desespero em querer abrir falou alto demais... :/ Então, tome cuidado!

É isso... A partir de agora, acho que podemos consertar nossos próprios motores ao invés de esperarmos vários dias ou semanas para enviarmos para manutenção. Mas espero, de verdade, que isso demore a acontecer, porque ficamos uma manhã inteira por conta disso....