Uma das maiores dificuldades técnicas de quem trabalha com o WeDo é fazer com que as crianças tomem cuidado ao utilizarem os motores. O trabalho é árduo e no ano passado, 2015, conseguimos minimizar defeito no cabo a seis motores ao longo do ano.
Neste ano, por algum motivo, já tínhamos cinco motores com defeito antes do final de março. E isto gerou uma situação complicada tendo em vista que a garantia de compra dos motores acabou em fevereiro.
Como não imaginava que seria um monstro de sete cabeças consertar um motor desse, arrisquei comprar um motor por minha conta e trocar por um dos estragados só para desmontar e ver como seria por dentro. Com isso também sempre teria um motor para ser utilizado para substituição.
Enfim, depois de três semanas entre pagamento e recebimento, finalmente abri o motorzinho... Escolhi um que estava com as presilhas laterais meio danificadas por aberturas anteriores (com certeza é um dos motores que voltou da manutenção em São Paulo).
Foi bem simples abrir o motor. Depois de tirar o parafuso, puxei para trás e voilá!
Com o motor desmontado, sabia o que iria precisar: alicate, chave philips, pinça (ou algo para segurar), ferro
de solda de ponta bem fina para não ficar o serviço lindo que estava
nesse aí, solda e deu!
Animada que estava, faltava contar a novidade para quem eu sabia
que animaria comigo e de quebra poderia me ajudar. Prof. Daniel Peters de Física do ensino
médio!!
Claro que não ia confiar na minha
inexperiência e apelei para o titio Google. Depois de uma rápida busca
acabei encontrando um vídeo no YouTube do Vadim Smilansky
que tem um passo a passo que ajudou muitíssimo! Inclusive com um
suporte para ajudar a desmontar os motores! Lindo! Agora, mãos à obra!!
Dois
dias depois, eu e o prof. Daniel começamos a manhã tentando abrir os
motores (que foi uma luta à parte e durou parte da manhã). Como eu tinha
aula, enquanto ele ficou na labuta dos motores refazendo os encaixes e
soldas, aproveitei para mostrar para todas as turmas de 5º ano com as
quais teria aula naquele dia os motores por dentro e como estavam sendo
consertados! Muito show! Fiquei apaixonada pela curiosidade das
crianças! Tudo bem que mexeram um monte, mas com uma mesa cheia de
coisinhas legais à disposição quem não mexeria, né??? De quebra mostrei o trabalho que dá e espero que as crianças sejam ainda mais cuidadosas! <3
Enfim... Desse ensaio de acertos e erros, descobrimos o seguinte:
1) O que tende a quebrar nos motores é o fio que fica tensionado na parte traseira do motor. O encaixe é muito fino e por isso o uso constante arrebenta os fios dentro do cabo (e eu achava que soltavam dentro do motor, é mole?!).
2) O mais difícil não é conserto em si, mas abrir o motor, por incrível que pareça!
3) Para arrumar os motores tem que tirar a solda, soltar o suporte plástico, puxar o fio, cortar a parte danificada, cortar as laterais pois dos quatro fios apenas dois se conectam ao motor e soldar novamente. Quando conseguia tempo, ajudava o prof. Daniel a abrir, testar e colocar tudo no lugar de novo; mas o restante ele fez tudo, obviamente em vários momentos que sob os olhares atentos das crianças!
4) Vale medir o tamanho do fio que irá dentro do motor. De acordo com o prof. Daniel essa medida não é tão simples porque um milímetro faz diferença na hora de encaixar tudo de volta no motor.
5) Dos cinco motores, conseguimos consertar quatro. Chegamos à conclusão, após alguns testes, que um deles está danificado no encaixe que vai no Hub, o que vai ser uma história para abrir porque uma rápida tentativa foi frustrante!
6) Não é fácil quebrar a presilha de fechamento do motor, precisa de força. Acho que o desespero em querer abrir falou alto demais... :/ Então, tome cuidado!
É isso... A partir de agora, acho que podemos consertar nossos próprios motores ao invés de esperarmos vários dias ou semanas para enviarmos para manutenção. Mas espero, de verdade, que isso demore a acontecer, porque ficamos uma manhã inteira por conta disso....