sábado, 5 de março de 2016

Mobilidade de robô baseada em aves!

Para não dizer que fiquei a toa nas férias, comprei dois livros bem legais sobre robótica no final do ano passado. O "Introdução à robótica" da Maja J. Mataric e o "Robótica Móvel", organizado pela Roseli Aparecida F. Romero, Edson Prestes, Fernando Osório e Denis Wolf.

O primeiro é um estudo delicioso. Ainda estou na metade, mas me deleitando com as ideias - reforçando umas, tendo outras. Tem sido um prazer!

O segundo, folheei, li umas páginas, mas vou fazer o mesmo que estou fazendo com o primeiro - deleitar-me. Aliás, este livro ganho o Prêmio Jabuti na área em 2015, ou seja, vale cada centavo para saber o que tem de pesquisa de ponta na área.

Enfim, porque isso dos livros? Porque ambos abordam mobilidade na robótica tratando das dificuldades encontradas ao longo dos anos e como algumas delas foram resolvidas ou não. Como no 6º ano muitas das nossas atividades são movidas a rodas, começamos o ano no 7º ano com mobilidade baseada em biomimetismo! :) E aí vamos nós!!!

Semana passada estudamos um pouco sobre o movimentos de aves e como as alavancas ajudam a entender esses movimentos nos robôs. Minha surpresa foi ver o que já saiu em um dos grupos logo na primeira aula! Olha isso aqui!!! :)

Tudo bem que lembra pernas de grilo, mas a ideia do pé ficou muuuito show!!! Pé de ave! kkkk

Olha só o vídeo desse negócio aí! :)



Só para deixar tudo explícito, teremos quantas aulas forem necessárias para que os grupos possam experimentar mobilidade com duas pernas, asas ou bicos. Que ideias teremos, não sei. É para experimentar! Provavelmente duas ou três aulas. Será que dá certo??? :)