sexta-feira, 13 de maio de 2016

Aerodinâmica e lançador de aviões de papel feito de Lego!

Pense aí como deve ser tarefa de casa de fazer aviões de papel e trazer o melhor de todos para a escola?

Algumas mães não gostaram muito da ideia por conta dos papeis gastos (o combinado era usarmos rascunho!) e dos que ficaram esparramados pela casa, mas foi o que aconteceu! Essa foi a primeira tarefa para casa do ano para os 6ºs anos!

A ideia de usar aviões de papel para trabalhar aerodinâmica veio quando me deparei com uma caixa com 60 modelos de aviões de papel enquanto estava viajando - PAPER Aerplane KIT - 60 Planes to Make & Fly. Foi amor à primeira vista! Na hora tive a ideia de fazer uma aula com a moçadinha do 6º ano!

Contudo, como apenas aviões de papel não resolveria tratar de aerodinâmica de maneira lúdica ao mesmo tempo que estimula o pensamento criativo e curioso, tive que buscar uma atividade que deu certinho com a ideia. Foi aí que encontrei ideias para as atividades seguintes (perdi o endereço do site...).

O primeiro dia de atividades foi feito grupo e as crianças deveriam analisar o formato da chama de uma vela e de uma gota que cai. Para isso, foram escritas duas perguntas no quadro para orientá-las: O que faz a chama ficar com esse formato? O que faz a água assumir esse formato quando cai? As perguntas deveriam ser respondidas em grupos e as crianças tinham 10 min para fazerem isso.

A partir das respostas prontas, conversamos na turma em geral tentando levantar pontos em comum. Apareceu de tudo... Foi muuuuuuito legal! Deixaram a imaginação correr solta. Então, fizemos uma lista de argumentos para chegarmos juntos ao argumento final: na primeira situação ar quente sobe ao redor da chama e a molda; na segunda, a gota cai e, ao fazer isso, tenta furar o ar e adquire o formato em questão. No primeiro caso, o objeto/chama está parado e o ar se movimenta; no segundo caso, o objeto/ água cai e o ar está parado. Em ambos os casos a relação ar/ objeto impulsiona o objeto ao formato em questão. :)

Numa segunda aula, ou aproveitando um finalzinho de aula, fomos para o pátio! A atividade aqui foi analisar, entre os aviões que trouxeram, quais eram as características de cada um em relação à forma do voo, tempo no ar, velocidade e distância. À medida que as crianças iam para um lado e para o outro lançando aviões, pegavam mais folhas de rascunho para testes. Num segundo momento, escolhemos o melhor avião entre pessoas do mesmo grupo (o mesmo da aula anterior), e na sequencia alinhamos todos os grupos e escolhemos os três melhores de todos da turma. Esses três melhores se tornaram referência e, de volta para a sala de aula, listamos as diferenças entre as características que observamos e conversamos sobre o significado de cada uma delas. Por fim, concluímos que há muitas influências ao lançarmos os aviões, que algumas delas podem ser facilmente controladas e outras não...

Foi então que veio a ideia de, entre tudo o que podemos controlar no laçamento do avião de papel, o lançamento poderia ser mecânico! Como assim? Poderíamos fazer uma construção com o nosso material, o Lego, para lançarmos aviões!

Maaaaas, como nada é tão fácil como parece, aí foi outra atividade para casa! Fazer o desenho de um lançador de aviões montado com Lego! Sim! Isso mesmo! Mesmo com a surpresa, sugeri que fizessem desenhos de quaisquer ideias e trouxessem para tentarmos colocar em prática.

O resultado foi lindo! Na semana seguinte, tínhamos várias ideias que giravam em torno de três propostas de lançadores de aviões montados com Lego. Uma usando pneus, uma que catapultava o avião de papel e outra usando um elástico, como se fosse um estilingue!

Como as crianças fazem as atividades com o Lego em grupo, tiverem que decidir entre as opções que haviam trazido de casa, como iriam fazer o lançador de aviões. Decisão tomada, mãos à obra!

De fato, como nossa aula é curta, de 50 min, e levamos quase 10 min nos deslocando, as crianças tiveram três aulas para experimentar a construção e, o que é mais importante, para não perderem o trabalho de uma aula para a outra, tiveram que tirar fotos de suas construções para depois as retomarem... Pense aí na animação de poder levar o celular para aula e tirar fotos do que fizeram... :)

Ponderando tudo o que aconteceu quase dois meses atrás, não sei se foi a melhor das ideias começar o ano assim. De fato, as crianças ficaram empolgadíssimas, mas tivemos muitos pequenos erros porque as crianças não conheciam a caixa do EV3. Talvez para um outro ano, a sugestão seria colocar essas atividades como segundo tema, depois de terem explorado melhor estruturas, que é o que estão vendo agora. Não sei... ficou a dúvida para ser pensada novamente.

Enfim, no geral, a atividade foi um sucesso e as crianças se mostraram bastante curiosas! O que fez com que o objetivo fosse alcançado!

Aí vão as fotos!!





 










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