terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Parte 4 - Experimentos sobre eletricidade e eletromagnetismo

Nossa! Definitivamente essa moçada surpreendeu!
Vale também dizer que não foram criadas muitas expectativas, tendo em vista que foi proposta uma tentativa de atividade diferente.

O 9A foi a última turma a ter aula e por isso, acabaram sendo os últimos a apresentarem. Vantagem estrondosa: lembrei da câmera. Então consegui  filmar os experimentos e fotografá-los com um pouco mais de qualidade que a câmera do meu celular poderia oferecer.

Adorei os experimentos apresentados!

O primeiro foi um aerobarco.O grupo conseguiu em um experimento tratar e explicar alguns temas da física abordados ao longo do ano na aula de física e de educação tecnológica:
- Densidade: com o uso do isopor;
- Ação e reação: movimento da hélice empurrando o ar e este oferecendo resistência;
- Atrito: o barco sendo movimentado na superfície da água;
- Eletricidade: funcionamento da hélice via motor com pilhas.

O material utilizado foi: isopor, pequeno motor, fios condutores, interruptor, bateria, hélice de plástico, fita adesiva como isolante; para a apresentação tabuleiro e água.

Parabéns ao grupo! Bruno Lass, Henrique Moreira, Leonardo Moreira e Vinicius Leão!


O segundo experimento foi o da placa de circuito para testar resposta de contas matemáticas. Genial! Para isso as meninas usaram um pedaço de papel panamá, ilhós para papel, fios condutores, fita adesiva como isolante, pilhas, lâmpada de baixa voltagem, canetinha para escrever as contas.

É isso aí meninas! Giuliana Militão, Gabriella de Oliveira, Ana Beatriz de Araújo e Isabely Gelinski!








Como todo experimento, às vezes as coisas não funcionam como gostaríamos. Por isso chamamos experimento! E alguns dos testados realmente não funcionaram....

Um dos grupos tentou fazer uma pilha de limão. Depois de muito quebrarmos a cabeça para entender porque não acendia a lampada, descobrimos que a amperagem dela era muito maior do que os limões dariam conta. Mas valeu a tentativa! Igor Gomes, Lucas Cruz, Rafael Campêlo e Victor Franco!
 

Outro grupo também não deu muito certo. Tentaram fazer um moto homopolar, mas depois de muito maquinarmos e até pedirmos ajuda para uma aluna de outra turma que fez o dela funcionar, não descobrimos porque não estava dando certo. Talvez a pilha, mas não lembramos de testar na hora. Enfim, valeu  meninas!!! Ana Luiza Masson, Carolina Freitas e Maria Augusta!

Por fim, o grupo dos balões malucos não levou parte do material que seria necessário para o funcionamento do experimento... Aí não daria certo mesmo! rs...