terça-feira, 30 de setembro de 2014

Experimentos sobre eletricidade e eletromagnetismo!

Ui! Olha onde estou me metendo... Prof. de educação tecnológica, com formação em licenciatura em matemática... Isso significa eletricidade e eletromagnetismo de ensino médio e um pouco na graduação. O que sei é que o tema é algo bastante interessante! Li um pouco sobre a história da eletricidade e do eletromagnetismo e vi que há experimentos divertidos, para não dizer curiosíssimos, e talvez por isso me despertem tanto a atenção.

Por isso e porque a moçada de 9º ano não tem nada no planejamento das aulas de educação tecnológica sobre eletricidade e eletromagnetismo, apesar de passearmos um pouco sobre conceitos como conservação de energia (potencial e cinética), movimento pendular e movimento circular uniforme, atrito e gravidade, entre outros, sugeri às três turmas que separássemos uma aula (nossas aulas são sempre duplas) para que eles mesmos, divididos em grupos, após busca na internet, apresentassem experimentos sobre o tema e justificassem o porque do funcionamento! Desafio total!!! Para todos nós!

Por um lado penso que teremos um dia divertido, por outro é conhecimento diferente e curioso.

Acontece que o preparo não é tão simples...

Para no dia não serem apresentados experimentos iguais ou usarmos conceitos errados, o prof de física irá nos ajudar tanto na seleção dos experimentos em relação a viabilidade e utilidade para uma explicação simples quanto em relação à própria explicação teórica. Assim, os próprios alunos e alunas se dividiram em grupos de 3 ou 4 pessoas, sendo que no caso de proporem experimentos iguais, o grupo que apresentar primeiro o experimento será o grupo que irá fazê-lo - o outro grupo terá que procurar outro experimento.

Ademais, com o prof. de física ajudando, poderemos sugerir upgrades nas experiências, acho...

Enfim, hoje de manhã um aluno veio me contar sobre um experimento com bola de plasma que viu no site Manual do mundo! AH! Fiquei animada na hora e quando sentei aqui fui buscar algumas ideias tentando prever o que poderá aparecer - horas lendo e vendo experimentos... affff....

Olha só que legal esse!!!!


E tem vários outros como esse....


Isso vai ser muuuuuito legal!!! PROMETE!!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Stop Motion - 2014

Depois de muito considerar sobre trabalhar stop motion com a moçada de 8º ano novamente, decidi assumir a empreitada, mas agora com no mínimo um pouco de experiência.

Tivemos várias dificuldades na primeira vez em que fizemos vídeos em stop motion nas aulas de Educação Tecnológica. De fato, o que não aconteceu é que precisávamos de uma aula orientada sobre:
- como utilizar programas para edição das imagens em vídeo - Movie Maker já vem no windows e por isso fiquei tranquila esperando que o utilizassem, o que não aconteceu;
- como deixar a câmera fixa - uso do celular só funciona se há um suporte que o deixe fixo e ao tirar a foto não se movimente e vários grupos usaram celular ou tablet;
- como acrescentar os sons - vários grupos não utilizaram sons nos vídeos, ou sons inadequados, o que os deixou "desanimados";
- como manter a iluminação igual - alguns grupos fizeram os vídeos em áreas influenciadas pela luz solar que foi diminuindo ao longo da produção.

Ademais, as crianças não imaginavam que iriam ter tanto trabalho - como deixaram para fazer no último final de semana, a coisa desandou e não tiveram tempo hábil para finalizar com melhor qualidade.

Enfim, esses problemas apareceram e na próxima semana é a aula em que iremos experimentar essas funcionalidades e ações em sala para que os grupos consigam trabalhar melhor na produção.

Na última aula, conversamos rapidamente sobre o caminho feito da pintura realista para a fotografia, para a pintura com movimento, instrumentos para movimentar imagens (zootroscópio, fenaquistoscópio e taumatroscopio), o cinema mudo, cinema com edição de efeitos especiais e, finalmente, stop motion. Claro que não deixei de falar um monte sobre o Tim Burton, afinal, vários dos filmes em stop motion mais famosos foram produzidos por ele - Vincent (1982), O estranho mundo de Jack (1993) e A noiva cadáver (2005).

Coraline e o mundo secreto (2009) é outro especial! Sou super fã! O movimento de câmera, dos bonecos, o cenário, as cores, a história... Tudo é mágico e muitíssimo bem feito!!! Mas esse não é do Tim Burton, é do Neil Gaiman...



Mas não há só esses não... Há outros tão famosos quanto os produzidos pelo Tim Burton! A festa do monstro maluco (1967) - o primeiro longa distribuído mundialmente,  A fuga das galinhas (2000), Wallace e Gromit – a batalha dos vegetais (2005), Mary e Max (2009) - este é sobre um rapaz autista... Lindo! - e O fantástico Sr. Raposo (2009). Fora o Minhocas (2013) produzido por uma empresa brasileira! O primeiro filme em stop motion produzido na América Latina, todos os outros são produção norte-americana ou inglesa.
Minhocas (2013)

Esse passeio é sempre interessante com a moçada para mostrar que as grandes produções valem a pena. Mas para ficarem assim precisam de longos anos de trabalho - os primeiros demoravam em torno de cinco anos... hoje é possível produzi-los em menos de três anos, o que ainda é bastante tempo.

Brick film é a opção com a qual iremos trabalhar em sala de aula - stop motion feito de Lego - e serão filmes curtinhos... Entre 1:30 min e 2:00 min. Mais do que isso é bem complicado pela quantidade de fotos que precisariam pois são necessárias, por causa da persistência retiniana, pelo menos 20 fotos por segundo... O que é bastante foto!

Coloquei no 4Shared duas ideias para orientação das aulas. Uma para o professor e outra para a turma. Ambos foram elaborados a partir de consultas na internet. Infelizmente não fui anotando os links, mas a maioria olhei no IMDb, wikipedia, sites de galerias de arte, YouTube para recolher vídeos, entre outros tantos.
Os links?
Prof. http://www.4shared.com/file/Vd3q_Oaece/Plano_de_atividades_sobre_Stop.html
Turma. http://www.4shared.com/file/VxJedKn1ce/Orientaes_sobre_Stop_Motion_-_.html

Quando os vídeos estiverem finalizados, faremos uma mostra no auditório com convite a todas as turmas de 8º ano e às demais - com direito a pipoca e tudo o mais! O bom de tudo é que conversando com a prof. de Artes surgiu a ideia de um pequeno Oscar, com apresentadores usando longo e paletó! Vamos ver como vai ficar!