terça-feira, 20 de maio de 2014

Feira de Ciências

Nossa Feira de Ciências foi o máximo!! Não tenho outra frase para expressar!

Havia stands sobre obesidade, disturbios alimentares, fibras e vitaminas. Havia frutas, vitaminas, alimentos diversos para exemplificar o que a moçadinha estava apresentando nos stands. Foi lindo!

Quanto ao stand de Educação Tecnológica, também arrasamos!


As construções ficaram excelentes! Havia robô limpador de artérias, mandíbula e moedor de cana. Havia também protótipos de aparelhos digestórios com boca, esôfago, estômago, final do intestino grosso e reto. Ficou super legal!

Para uma ideia da trabalheira no dia anterior à feira, no qual as turma preparam as construções, aí vão várias fotos!












Resultado final???
Olha aí!

Boca, esôfago e estômago (com a comida dentro)


Boca, esôfago e final do intestino grosso e reto


Mandíbula

E por fim... o vídeo de uma parte das construções, ainda em processo de construção!!


Pontes e torres

Para que o pessoal dos 9ºs anos conseguissem seguir com construções diversas como exemplo de aplicação da física, precisamos rever um pouco como fazemos para as estruturas ficarem rígidas.

Para isso, tivemos duas aula sobre estruturas. Uma para construirmos torres e outra para construirmos pontes levadiças e motorizadas - porque depois das torres fazer uma ponte pareceu um tanto... simples.

Enfim, aqui vão algumas imagens das ideias usadas!

Uso de vigas em L para deixar a estrutura rígida.








Uso de vigas em X ou formando triângulos para deixar a estrutura rígida - neste caso, apelamos para a ideia da rigidez do triângulo.

 



Lembrando que juntar vigas usando apenas um conector as deixam flexíveis entre si. Nessas horas temos que lembrar que por um ponto em uma reta passam várias outras retas. Para deixar duas vigas estáveis entre si, são necessários dois conectores - por dois pontos passa uma única reta.