sexta-feira, 25 de abril de 2014

Coletando amostras do solo

Um dos temas das várias construções do 4º ano é o sistema solar. Por isso, aproveitamos para fazer algo que funcionasse como um coletor de amostras de solo de outro planeta.

A ideia era que a moçadinha utilizasse alavancas para os "braços" coletores e motores como desafio para o funcionamento dos braços. Não foi lá muito simples fazer os braços. Contudo, algumas ideias ficaram ótimas.

Consegui tirar uma sequencia de fotos mostrando o movimento do coletor de um dos grupos...





Orgulhosa desses pequenos inventores!!!

terça-feira, 22 de abril de 2014

Como fazer um robô andar?

A maior dificuldade que temos ao construir nossos robôs é conseguir montar uma estrutura que realmente faça com que o robô se movimente andando com "pernas" ou "patas", ao invés de girar sobre rodas.

Por isso, as aulas dos 7ºs anos, após testarmos a construção de asas, bicos e pescoços, tiveram como foco a construção de "coisas" que fizessem o robô andar e que não fossem rodas.




De fato, o mais complicado é colocar o robô em pé. Como as vigas são finas e as conexões, ainda que usemos vários conectores, são frágeis por causa do peso dos motores e do bloco NXT, acabamos sempre fazendo algumas formas estranhas mas que se movimentam com o uso pernas.

Fora isso tem uma outra questão: o centro de gravidade. E esse é um graaaande problema pois para ficar equilibrado, temos que pensar na simetria da estrutura, tanto em relação à forma quanto em relação ao peso.

Várias ideias aparecem! O que é bem legal! Normalmente usamos sistemas de alavancas conectando vigas ao centro do motor (cubo - que é a parte laranja) e à lateral do motor onde podemos encaixar conectores (como na imagem abaixo)...



ou apenas encaixando vigas no motor para girar com ele.

Em ambos os casos, a programação, assim como nós e os animais (em geral) andamos, usa apenas funcionamento de motores movimentando-se apenas algumas dezenas de graus - a quantidade vai depender da construção.

Enfim, muitas ideias... Preciso lembrar de tirar fotos e, quando lembrar das fotos, estar com a bateria da máquina carregada!

Alimentação...

Para quem tem dificuldades em comer o lanche na escola, aí vai um link com fotos de lanches de escola feitos por um pai que se dedicou à função a favor de uma boa alimentação!

http://estilo.br.msn.com/carinho/carinho-em-forma-de-comida-pai-dedicado-prepara-lanches-criativos-para-a-filha

Se tem uma coisa à qual devo agradecer à minha mãe são os lanchinhos que levava para a escola... Tive lancheira até o 9º ano, pelo menos até os primeiros meses e só não foi até o final porque a turma zoava demais...

quinta-feira, 17 de abril de 2014

II Feira de Ciências - Sigma Águas Claras

Neste ano iremos participar da II Feira de Ciências do Sigma Águas Claras, que acontecerá no dia 17 de maio, apresentando protótipos de partes do aparelho digestório!

Considerando todo o processo de digestão, teremos estruturas que representam a mandíbula e a boca, a traqueia com a epiglote, o esôfago e os movimentos peristálticos e um estômago funcionando durante a digestão...

Uma canja do que pode vir está no vídeo a seguir!! 



Em  breve teremos mais notícias!!!

Lavar uniformes mais rápido para....

Eita que encontrei uma postagem perdida do ano passado...
Não sei bem de qual mês, mas aí vai!
***************************
Eita coisa boa que é correr com os colegas, brincar de polícia e ladrão, jogar "dedobol", pular corda com a turma toda... O difícil é manter o uniforme da escola limpo!

Por isso, os 2ºs anos tiveram que construir um instrumento que lavasse os uniformes rapidamente. E como não são bobas essas crianças, já pensaram em como iriam secá-los!





Esse grupo abaixo, de repente percebeu que estava faltando a mangueira para levar água, a boneca que espera os uniformes terminarem de lavar e secar, e o mais importante: por a roupa para lavar! Tem até caixa de sabão em pó! :)


segunda-feira, 7 de abril de 2014

Torres torres e mais torres

A maior parte das aulas no 9º ano são aplicações de conceitos de física como conservação de energia, movimento pendular, movimento circular uniforme. Ou seja, deixamos de focar nas alavancas e engrenagens para realmente aplicá-las nas estruturas.

Particularmente, adoro quando estudamos os brinquedos dos parques de diversões simplesmente porque passamos a compreender o funcionamento daquele monte de coisa legal!! Contudo, para que cada um dos brinquedos possa ser explorado, precisamos lembrar que as estruturas na qual eles se firmam devem ser rígidas, caso contrário... É só imaginar uma roda gigante bamba, um barco viking flexível ou uma montanha russa pronta para cair... Ou seja, precisamos experimentar construir estruturas!!!!

O começo mais simples para entender esse funcionamento é por meio de torres e pontes. Desde a semana passada estamos trabalhando com torres para depois irmos para pontes. Mas não pode ser qualquer torre! Devem ser torres que se sustentem e que possa ter algo acrescentado ao lado ou sobre elas, assim, será possível garantir o acréscimo da roda no caso da roda gigante, o barco no barco viking e por aí vai...

Há uma montagem pronta no manual que considero elegante - talvez a mais bela das construções. Porém, é cópia de algo pronto e que demorou um tempão para ficar daquele jeito. Ou seja, pedir paras as crianças fazerem é assumir um processo mecânico, quando quero que eles entendam o processo de forma criativa. Assim, penso ser injusto que as turmas estudem estruturas rígidas a partir de algo que está pronto, sem que elas mesmas experimentem!

Então o desafio foi lançado! Torres, torres e mais torres!!!


A que vem logo abaixo ficou toda esbelta...








O legal é como as estrutura
e as bases foram feitas!





E essa que tinha luzes piscando!! Afinal, o expert em programação do grupo tinha que praticar, né Henrique???

























Para ver como as luzes ficaram piscando, aí um vídeo!


Já essa outra torre, ficou muitíssimo louca!!! Toda simétrica, mas cheia de vigas pelos lados ficou com um ar gótico, simétrico mas diferente, bem bacana!!


















Início de ano letivo! Bem vindo 2014!

Estamos aqui novamente!
Um tanto na correria porque muitas coisas novas estão acontecendo!

Agora temos salas super adequadas para as nossas atividades!
Uma sala para os pequenos de 1º a 5º ano e outra para a moçadinha de 6º a 9º ano.

Como é inicio de ano, ainda não temos muitas atividades para serem colocadas no mural. Mas com o tempo as salas ficarão super legais!

Além disso, apesar de continuarmos com o projeto Lego Zoom, estamos diversificando as atividades de 6º a 9º ano.

Primeiro os grupos não são mais escolhidos aleatoriamente, mas por afinidade de habilidades e intimidade com as peças. Apesar de sempre ter aqueles que não adotam as propostas privilegiando sentar com os colegas com quem têm mais afinidade, os grupos que assumiram a proposta tiveram suas produções  finalizadas e com sucesso. O que bastante recompensador!

Também estamos priorizando as construções sem passo a passo, de modo a valorizar a criatividade da moçadinha num primeiro momento para depois explorarmos lateralidade, noção de espaço, entre outras.

Além disso, estamos trabalhando com a possibilidade de uso do manual de montagem para explorar os temas das construções sem a obrigatoriedade de ser uma mesma construção para todos os grupos. Com isso, espero que as turmas usem partes de uma construção pronta ou optem pelas montagens livres - o que seria excelente! Penso que usando o manual de montagem exploramos pouco a criatividade na hora de construir...

E mais uma última coisinha... Teremos joguinhos de raciocínio lógico instalados nos computadores. Por que isso? Porque nem sempre as turmas ficam 100% focadas na construção e muitas vezes ficam explorando os computadores, inclusive colocando senha, alterando configurações. De fato, isso não é assim ruim pois é uma exploração que alimenta o cognitivo, contudo, gostaria de explorar um pouco mais esse cognitivo. Já que não tem como ficar controlando e impedindo que façam outras coisas, então que essas outras coisas sejam melhor direcionadas. Fora isso, li alguns artigos sobre a importância do uso moderado de jogos no desenvolvimento do raciocínio lógico ;) AH! Uso moderado é em torno de 30 min diários... E não duas, três ou quatro horas...

Enfim, novidades a parte, aí vem mais um ano! Cheio de novas experiencias, novos desafios, novas risadas!

Bem vindo 2014 ;)