domingo, 24 de fevereiro de 2013

Como deixei de voar...

Esse é o título do capítulo do livro "O menino no espelho", de Fernando Sabino, que inspirou as turminhas de 3º ano a fazerem a construção da semana passada...

O capítulo começa falando que Fernando, o garoto do livro, foi com o pai a um campo de aviação ver aeroplanos fazendo várias acrobacias e soltando fumaça. Com a animação instalada, ao final do show um dos aviões caiu e um dos aviadores ficou bem machucado. No entanto, a experiência de ver todo aquele movimento foi tão animadora que Fernando decidiu fazer um aeroplano. Para isso, usou um carrinho de pedal que os pais tinham dado no último aniversário servindo de corpo do aeroplano, uma hélice de ventilador velho para ser a hélice, a câmara de borracha de um pneu de bicicleta para movimentar a hélice por torção (não foi essa a palavra que ele usou, né!) e bambus e tecido velho para as asas. Curiosamente, ao longo da construção do "aeroplano" temos a ideia de que a coisa toda vai funcionar, porém, apesar de quase levantar voo, Fernando dá de cara com o muro e estraçalha o carrinho/ aeroplano...rs...

A estória é uma delícia. Quem ainda não leu o livro, vale muito a pena... Estórias de aventuras infantis, inocentes e criativas com devem ser.

Mas, enfim, a moçadinha das turmas ficou bem animada com a estória e colocaram a cachola para funcionar...

Teve grupo que fez o carrinho de pedal com asas...


Outros construíram uma plataforma ou apoio para que o piloto conseguisse subir no aeroplano...



Outros grupos construíram aviões bimotores ou com a segunda hélice atrás...rs... Eita animação!




Ainda teve um grupo que construiu o muro onde Fernando bateu...rs...
 

E outro que pensando num avião comum, colocou uma roda na frente e duas atrás! :)


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Camaleão e contador de ovos de uma só vez!

UAU!!! O 7T arrasou hoje!! Em duas aulas, tiveram duas atividades de construção de nível fácil a médio - o camaleão e o contador de ovos - com programações enroladas - a primeira envolvendo condicional de luz e a segunda armazenamento de dados. E querem saber? Foi suuuuuper legal! :) Se tivessemos mais alguns minutinhos ainda faríamos ajustes na construção do contador de ovos...

A primeira, o camaleão, é uma construção simples, com movimento de um motor vinculado à luz ambiente. Neste caso, o camaleão começa na cor verde e mediante a intensidade da luz vira para um lado (mostra a face azul do camaleão com o ambiente escuro) ou para outro lado (mostra a face amarela para a luz clara). Como são três faces, a moçadinha tinha que entender que o movimento tem como base 120 graus (três faces com 120 graus para aparecer cada uma são os 360 graus de uma rotação completa). Foi lindo!

A segunda, o contador de ovos, é uma construção de nível médio. Para programar tive que mostrar como se usar o ícone de armazenamento de dados. Pensem na animação deles para entender os ícones novos... Um monte de maletinhas, ícones que fazem conta e que transformam numero em texto! Os novatos e novatas, meio receosos, riam junto para não ficarem de fora e se divertirem também. Detalhe, a contagem dos supostos ovos tinha que aparecer no visor!

Só precisaríamos de mais uns 10 minutinhos... só 10... Para testar alterar a estrutura do contador e as bolas da maleta serem contadas... Fora isso, diverti-me horrores... Acho que a turma também... :)




Claro que para conseguirmos essa façanha, não conversei sobre o tema que vincula as construções. Mas tudo bem... Na próxima aula retomaremos a experiência e conversaremos sobre animais vertebrados, teorias evolucionistas e criacionistas, além de extinção de animais e cuidados com os animais no zoológico. ;)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Velhinha Contrabandista???

Pois é... A ideia era aproveitar o que tem de mecanismo na história (descobri que não é tão fácil encontrar histórias que envolvam mecanismos), mas acabamos conversando sobre o que é contrabandista, contrabando, documento do carro... Essas coisas...

A história é a seguinte:

A VELHA CONTRABANDISTA
Stanislaw Ponte Preta 

Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha. 
Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela: 
 - Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco? 
A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo e respondeu: 
- É areia!
Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás. 
Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. 
No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia. 
Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
- Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista. 
- Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs: 
- Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos os dias? 
- O senhor promete que não “espaia” ? – quis saber a velhinha. 
- Juro – respondeu o fiscal. 
- É lambreta.

Depois da leitura feita pelos próprios alunos e alunas, conversamos sobre algumas coisinhas que aparecem na história e, então, foi mãos à obra!


Teve grupo que lembrou da possibilidade de haver cancela para passagem dos carros e um outro grupo chegou a lembrar do uso do motor - neste caso, a lambreta ficava estreita demais e o motor não ficava dentro dela... ou seja, nada de motor em funcionamento...

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Aí vem o Chico com suas histórias...

De todo o ano que passou, há sempre momentos ímpares, aqueles que são deliciosas de lembrar e viver... Tem gente que lembra das risadas, das conversas, dos momentos em que as tentativas dão certo, em que os erros são tão errados que trazem outras ideias... E por aí vai...

Para mim, os ímpares podem ser resumidos aos momentos em que a criatividade vai a mil e o resultado é deliciosamente divertido. Ou seja, sou super fã quando a moçada anima ao fazer montagem livre!

Nessas semanas iniciais sempre temos disso e, no caso do terceiro ano, comecei com surpresas e sorrisos!

Usamos o texto "Chico" do Ricardo Azevedo, retirado do livro Nossa rua tem um problema (Edições Paulinas) como inspiração... A história de Chico evidencia duas situações em que as crianças poderiam se basear para uma montagem livre: um jogo de futebol e uma festa no andar de baixo.


















O resultado foi ótimo, ou melhor, excelente!!

Veja só como as turmas perceberam o texto e o que produziram a partir dele...

Teve um grupo no 3º ano A que construiu um prato suspenso com salgadinhos (as polias amarelinhas) e uma máquina simples com três manivelas, e seus respectivos ganchos, para subir e descer o prato...








Um outro, esse grupo no 3º ano B, construiu o pratinho e o suporte com ganchos...

 
Como a ideia do pratinho com comidas animou, teve também um edifício móvel com gancho para pegar o pratinho.


E outros edifícios com janelas e o gancho para segurar o pratinho...



Não tirei fotos, mas na turminha da tarde teve um grupo que montou a festa propriamente dita! Com luzes coloridas, pista de dança e DJ... Eita animação!! :)

Por fim... Teve um grupo de meninas que optou por tratar da história toda: o prédio com as janelas e o gancho para o pegar o pratinho, e o campo de futebol com arquibancada, iluminação, bebedouro, entrada do campo e câmeras de segurança (acho que é isso...).


Fofos demais!!!!!! :)

AH! E ser fofo não significa que não vi a simetria nas construções ou o uso de ganchos, manivelas e estruturas fixas ou móveis com movimento... Está tudo ali... Colocando em prática o que foi aprendido! Tomara que os novos alunos peguem o ritmo rapidinho! ;)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Dicas para jogos educativos

O nome pode ser chato, mas tem alguns joguinhos que são legais e ao mesmo tempo podemos aprender um pouco...

Nesse há alguma continhas para serem feitas, nada muito estranho. E se a conta ficar enrolada, dá pra resolver por aproximação... ;)
http://www.ludoeducajogos.com.br/site/jogos/primeiros-passos-matematicos


Esse contra a dengue é engraçado de jogar...rs... Fora a musiquinha...
http://www.ludoeducajogos.com.br/site/jogos/contra-a-dengue


Se encontrar outros por aqui vou postando... ;)

Primeiras aulas nos 4ºs anos

Surpresa com as construções feitas, bobeei em não ter tirado mais fotos... Tinha um monte de ideias ótimas... De qualquer maneira, aí vão as fotos...

Bicicleta com banco super confortável - 4º ano A



Carro com volante e lugar para duas pessoas - 4º ano A


Início de uma motocicleta - 4º ano B

Primeira semana de aula com os pequenos

Como sempre a primeira semana de aula de educação tecnológica entre as turmas de 1º a 5º ano é super esperada! Os sorrisos foram mil ao verem que iriam montar Lego! :)

Curiosidades e conversas à parte, foi tudo de bom ver que a moçadinha lembra de todo o nosso ritual em sala: primeiro uma conversa em roda e divisão de grupos, montagem até soar um sinal (um temporizador que usamos para avisar sobre o término do tempo de montagem) para então juntarmos o que sobrou e apresentar como ficou a construção. Finalizada a aula, material desmontado na maleta e, no caso de algumas turminhas, guardar no armário.

Aliás, algumas turmas terem que pegar e/ ou guardar o material no armário (depois coloco foto do armário por aqui) foi tudo de bom! Ficaram super curiosos em relação ao funcionamento do armário, o que me deu vontade de sair pela escola mostrando o que há de tecnologia em funcionamento e que passa despercebida no dia a dia.

Nas turmas de 3º ano, fiquei surpresa com o cuidado que nossos alunos do ano passado tiveram em relação à simetria das montagens. Era algo que acontecia no final do ano passado, mas desta vez ficou bem mais evidente - e os novos alunos embarcaram na ideia! Parabéns para essa moçadinha! Para quem não sabe, existem vários estudos associando a "beleza" à simetria!

Escada móvel - 3º ano A


Carro com volante, lugar para duas pessoas, 
janela, porta e capota - 3º ano B


Barco com dois motores, volante e duas âncoras e 
um carro com volante - 3º ano B