domingo, 21 de outubro de 2012

FLL Nanotech?

Umas semanas para trás, pensando em animar um tanto as nossas aulas com atividades que envolvessem mais programação, usamos o tapete do FLL Nanotech (de 2006) com os 9ºs anos.

O resultado foi animação de alguns e preguiça monstra de outros... Isso porque a programação exige precisão, e nem todos se dispõe a focar. Bom, quem se dispôs se divertiu e ficou pedindo mais!

Aí vão algumas imagens ;)




Para quem quiser mais informação sobre como funciona, o site do FLL com os desafios dos anos anteriores é: http://firstlegoleague.org/challenge/history

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Treinando para as olimpíadas

Tivemos olimpíadas neste ano? Sim... E na escola também!

Nesta semana que passou a moçadinha de 1º a 5º ano tiveram várias atividades para comemorar o dia das crianças e uma delas foram as Olimpíadas do Sigma! :)

Bom, como uma pessoa que adora ver os pequenos se divertindo, dei um monte de risadas. Aliás, tivemos até mesmo competição de Lego! Isso mesmo... A atividade consistia em na construção de um aparelho a ser utilizado em um dos vários esportes olímpicos: canoagem, tênis de mesa, argolas, barras paralelas, e por aí vai.

Acontece que como fiz questão de tirar fotos da moçada com suas construções para imprimirmos, o que vai aqui serão as fotos dos testes que fizemos uma semana antes - mas apenas com as turmas de 1º e 2º anos, porque os mais "velhos" estavam em período de provas. A "olimpíada de Lego" deles vai ser em outra data.

Mas aí vão as fotos e ideias!!! Esses pequenos são ótimos!!! :)

As argolas...


..com espaço para pular de volta (os pneus) e lugar para o talco das mãos (polias)! 


Cavalos, muitos cavalos...


...e obstáculos no hipismo!

 

Barras paralelas


E ainda teve basquete sobre rodas! :)


Como misturar os ingredientes?

Desafio pra moçada do 5º ano! Estamos em casa e queremos fazer um bolo. O que podemos usar para misturar os ingredientes?

A ideia sempre é batedeira ou liquidificador, porém a questão é como montar isso...rs... E o detalhe importante é que como estamos sem quatro motores das seis maletas que temos por aqui, ainda tiveram que se preocupar em construir algo que funcionasse manualmente - com uma manivela!

Então, aí foram os desafiados e desafiadas! E pense na quantidade de formas de se criar algo que gire com pás??? :)


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Robô guia

Em setembro, tivemos uma atividade bem interessante nos 8ºs anos... Um robô guia.

A proposta era utilizar uma marcação no chão de maneira que o robô andasse dentro do que seriam "ruas", como se fosse programado para orientar uma pessoa com deficiência visual dentro de uma cidade. Ou seja, o foco da atividade era programação de motor.

O bacana é que as pessoas responsáveis pela programação e colegas que se envolveram utilizaram bastante uma função no NXT chamada View. Nela é possível ver a quantidade de rotações e graus que o motor faz quando o robô se movimenta. Com isso, os movimentos ficaram muito mais precisos do que se os programadores e programadoras tivessem chutado os valores... ;)

Bem legal de ver a moçadinha testando, calculando, programando, fazendo funcionar, ando risada, divertindo-se... que nem eu! :)


Só fiquei aqui pensando porque não filmei... :/

Tira Latas ou Tira Pitchulas...

kkkk É, o nosso Tira Latas virou Tira Pitchulas. Por que? Como não fui atrás das latas vazias, pensei em comprar algo que pudesse ser consumido depois... Com duas pequenas sobrinhas, as pitchulas vieram em boa hora! :)

A graça ficou no nome, na disputa pelas pitchulas e no compromisso desta professora em fazer um Tira Latas de verdade entre as turmas no final do ano, com um prêmio bacana para os primeiros colocados. Bom a ideia do prêmio talvez tenha sido uma saída porque que não dava para premiar todos os primeiros grupos das 11 turmas com pitchulas - testamos o Tira-Latas com todas as turma de 6º a 9º ano e ainda há algumas turmas que vão testar mais uma vez! Será que me enrolei mais com um evento geral? Não sei... Vamos ver!

O legal foi ver que os resultados foram mais interessantes do que com o FLL Nanotech nos 9ºs anos. Possivelmente, depois de conversar com alguns alunos e alunas, a quantidade de atividades num tapete de FLL desanima a fazer as programações no tempo de duas aulas (que é o que temos) para desmontar tudo depois, e o Tira Latas é uma programação mais simples na qual o robô é resultado de uma construção também mais simples - basta conseguir empurrar as "latas".

Fico pensando em desafiá-los em fazerem um Tira Latas sem utilizar manual de montagem, construindo algo sem instruções, mas daí, seria a terceira aula com a mesma atividade... Acho que não acontece. Posso até perguntar - quem sabe animam? Daí testariam um pouco as estruturas também.

Como várias turmas participaram da atividades, vou separar as postagens por série, assim, várias das fotos e vídeos!!! :)

Aliás, esse teste com o Tira-Latas me deu até outra ideia, uma competição de Segue a Linha! ;) Vou testar e posto depois aqui!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Cuidado com o meio ambiente - parte final

Depois de entender como o meio ambiente precisa de cuidados, os 7ºs anos tiveram a árdua tarefa de pensar em equipamentos para protegerem ou ajudarem as pessoas a cuidarem do meio ambiente!

Para ajudar, sugeri que pensassem em equipamentos utilizados em algumas profissões... E quais profissões foram lembradas? Médicos, engenheiros florestais, muitos biológicos, engenheiros civis... :)

Muito legal!!! Criatividade a mil, aí vão as produções! :)

Médicos e suas agulhas descartáveis, aí vão as soluções...




Torres e carros de observação para as florestas
(controle de queda das árvores - contra o desmatamento)




Catador de lixo


E por aí vai...




quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Cuidado com o meio ambiente - parte 2

AH! Depois da construção do robô arbóreo, os 7ºs anos, foram estudar um pouco do impacto humano nos oceanos. Como exemplo de trabalho a favor da preservação da vida marinha, utilizamos o projeto Tamar.

Conversamos bastante sobre o projeto... Algumas pessoas já estiveram por lá e acharam tudo bastante interessante, mas as lembranças para comprar muito caras... Não sei, nunca estive por lá, então, prefiro não me posicionar.

De qualquer maneira, vimos que o projeto Tamar se ocupa em monitorar as tartarugas. Para isso, controlam os ovos postos, os que eclodem, as tartaruguinhas que vão para o mar, assim como por onde elas andam. Assim, construímos um contador de ovos para ajudar esse pessoal que se dedica à preservação do meio ambiente... E haja paciência para programar o sensor de luz.

AH! Detalhe! Essa construção deveria ser testada com uma bola de ping pongue. Como não temos disso por aqui, utilizamos as bolas vermelhas da maleta, e para tal, tivemos que fazer alterações na estrutura ! ;)

Olha só como ficou!


Esse aqui tem lugar para os "ovos" caírem...

 

  E esse outro tem uma estrutura para segurar mais ovos! :)


GENIAIS!!! 

Cuidado com o meio ambiente - parte 1

Por coincidência - acho eu - os 6ºs e 7ºs anos trabalharam com temas relacionados ao cuidado com o meio ambiente. Os 6ºs anos focados no lixo produzido e processos de reciclagem e os 7ºs anos com os biomas.

Para trabalharmos com os biomas nos 7ºs anos, começamos lembrando da importância das florestas, das árvores e dos animais que nelas vivem. Então, construímos um robô arbóreo! :)

A estrutura muito instável, ou melhor, muito pouco resistente, deixava o robô caindo o tempo todo... Nessas horas falta tempo, para quem se anima, a pensar numa estrutura melhor!

Resultado: esse filmei!! :)





terça-feira, 9 de outubro de 2012

Construindo um futuro sustentável - parte 2

Na sequencia do tema reciclagem nos 6ºs anos, aproveitamos a deixa para fazer um levantamento sobre as profissões e como elas poderiam contribuir para um futuro sustentável... A ideia era que cada grupo construísse um equipamento que pudesse ser utilizado em sua futura profissão! :)

Um frigobar especial para as chefs de plantão,
movido a energia limpa e renovável (vento e sol)

 

 Aparelho de controle de alguma coisa... ficou pela metade...
Vale como a construção muito ficou bem feita! ;)

 

Cadeira de rodas robótica 

 

Instrumento musical... não lembro porque de ter a ver com preservação ambiental...
mas que é importante para preservar os ouvidos é sim! :)

 
 

Construindo um futuro sustentável - parte 1

Há um tempo, começamos a trabalhar o tema reciclagem com os 6ºs anos. Construímos esteira seletora, compactador e caminhão de lixo - tudo parte do processo de envio do material para as indústrias de reciclagem. Como na época não tinha como tirar fotos e colocar por aqui, a moçadinha nas turmas tirou, porém não me enviaram nada...rs...

Enfim, com o fim do tema reciclagem, fizemos uma montagem livre que deveria ser sobre o processo de reciclagem.

Algumas fotos do que aconteceu.

Compactador de latinha automático


Moedor de sobras de lixo orgânico para facilitar a decomposição (algo como um triturador).


E mais alguma coisa que não me lembro bem o que era... :S


Criatividade foi o que não faltou... :)

domingo, 7 de outubro de 2012

Lego Click em Stop Motion

Dando uma navegada por aí pra procurar montagens para experimentar com a moçada, encontrei uns sites bem legais... Um desses sites foi o Lego Click!

Lego Click foi uma campanha da Lego, há uns anos, que incentivava as pessoas a mostrarem suas invenções. Há algumas ideias bem curiosas no site, quem quiser dar uma olhada: http://www.legoclick.com/

Mas o que me levou a postar aqui não foi apenas o site, mas o vídeo em Stop Motion (aí moçadinha dos 8ºs anos!) suuuuper bacana de divulgação da campanha Lego Click!!!



No site, há outro vídeo em Stop Motion também! Vale a pena dar uma olhadinha! ;)

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Oficina de filmes em Stop Motion!

É isso aí pessoal... A moçadinha dos 8ºs anos A, B e T terminaram a produção dos filmes em Stop Motion!!!! E não é porque são meus alunos não, mas tem uns vídeos que ficaram muuuuuuuuuuuuuuuuuito legais!! :)

Lindos demais! Fico muitíssimo orgulhosa, principalmente porque foram se virando para enfrentar as dificuldades que apareceram!!!! :)

Parabéns queridos estudantes!!!

Fazendo uma recapitulação do que aconteceu....

Alguns grupos tiraram as fotos usando o próprio celular ou câmeras fotográficas (com tripé, borracha :) , durex :) ou segurando com a mão mesmo) para depois baixarem as fotos para o computador. Outros grupos usaram o próprio computador para tirar as fotos e ainda teve um grupo que usou um jogo como base para o stop motion que já tinha uma ferramenta para captar imagens. Tudo isso valeu! :)

A maior parte dos grupos usou o Movie Maker, parte do pacote Windows, para a edição dos vídeos - essa recomendação foi dada levando-se em consideração que quase todos os alunos têm a plataforma Windows 7 instalada em suas máquinas em casa. Quem não quis usar, podia ficar à vontade. A ideia era ter um programa comum para dar maior segurança às turmas.

Quanto aos sons, baixei alguns para alguns grupos no site http://www.wavsource.com/, o que ajudou muitíssimo!!! Então, fica a dica pra quem animar a fazer alguma coisa do tipo e quiser arquivos de sons diversos em wav e mp3 gratuitos. Quanto às músicas, a maior parte da moçada tinha as músicas em seus celulares e computadores, e quem não tinha baixamos da internet mesmo - nessas horas o Google ajuda bastante ;)

Para a edição do som, os programas de edição de vídeo normalmente vêem com essa opção, só complica a sobreposição de sons... E é aí que o Movie Maker e outros editores perdem um monte... Para conseguir a sobreposição de sons, teríamos que ter um programa específico para isso. Lembrei de um pacote Linux excelente pra essas coisas, mas descartei para não nos perdemos ao longo das atividades. Ficamos sem explorar essa parte.

Em relação aos efeitos especiais em alguns vídeos foram de um programa que esqueci o nomes... rs... Mas em deles aparece a marca d'água do programa ;) O Movie Maker não dá conta da variedade de efeitos que queríamos.

Por fim, tivemos uma mostra dos vídeos na sexta feira passada. 23 pessoas apareceram... Para quem apareceu, valeu!!! Taí a gracinha do final da mostra!! :)


Enfim, para quem curte a ideia de microcurtametragens (filmes com menos de 5 minutos) ou stop motion ou é curioso ou sei lá o que, vale a pena dar uma olhada nos vídeos! É só acessar o nosso canal no YouTube!

http://www.youtube.com/user/eductecnologica?feature=mhee

O tema é aves! - Final

(Ainda recuperando fotos de junho, do dia 22...)

Depois de muitas aulas sobre aves, os 7ºs anos tiveram uma aula para construírem à vontade, claro que sem sair do tema...

Outra coisa sobre a qual conversamos foi sobre o encaixe no motor e a diferença que faz colocarmos o movimento saindo da parte central do motor ou conectado nos furos laterais do motor... Para construirmos o mecanismo de voo, por exemplo, usamos os furos laterais, para construirmos o camaleão, usamos o furo central. Importante ver a diferença para conseguirmos movimentos específicos de rotação ou de movimento de alavanca...

O resultado está aí. Haja criatividade!






E uma das aves acabei filmando também! :)


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Lição de organização com a Mosca!

(Ainda buscando fotos de junho de 2012...)

Ao trabalharmos com o tema aves, em muitos momentos falamos sobre os voos delas. Com isso, utilizamos a ideia para as turmas de 7º ano montarem uma mosca!

Pensem no tanto que demos risada com o movimento da mosca que não tinha muito a ver com voo... Na verdade, o foco da construção seria utilização de sensores e movimento de andar, como no caso do robossauro. Resultado, muita brincadeira para ver a mosca andando.



O mais importante que aprendemos nesta aula, porém, foi como organizar o material... Vejam só como realmente deveríamos organizar/ separar o material para quem vai construir. Não ficaria mais fácil se todos fizessem assim, e à medida que fosse possível, também adiantasse partes da construção? Assim, teríamos mais tempo para testar programação e alterações na estrutura! Fica aí a lição!