quinta-feira, 14 de junho de 2012

Parque de diversões - parte 4

Nossa! Haja coração para tanto brinquedo!!!

Nesta semana, os 9ºs anos montaram uma roda-gigante... e o que tem de tecnologia? Movimento circular uniforme, energia potencial gravitacional, força peso, inércia e mais outro tanto de coisas. E quanto à construção? Polias, estruturas, engrenagens e eixos.... acho que só!

A construção da roda gigante foi bem tranquila, o desafio estava em testar diferentes velocidades e ver o que acontece quando a velocidade fica muito rápida, além de acrescentar um sensor de toque programado para, sempre que pressionado, ora parar ora movimentar a roda gigante.

Os grupos que se envolveram no desafio se divertiram!


Depois de alguns testes, alguns alunos e alunas perceberam que trocar as polias pelas engrenagens garantia um movimento mais rápido para a roda gigante - algo muuuuuuito mais rápido!


Resultado desse experimento? Olha o vídeo ai!

Guindaste!

Depois de estudarmos várias aulas sobre alavancas nos 4ºs anos, foi o momento de montarmos uma alavanca bastante funcional na construção de edifícios e transporte de objetos pesados: o guindaste.

Lembrando do funcionamento de algumas alavancas bem comuns como a gangorra e a maçaneta da porta, o desafio era construir uma estrutura que realmente conseguisse movimentar para cima e para baixo. E não posso deixar de falar: fiquei impressionada com os resultados! Algumas ideias foram geniais!!! :) Eita turminhas boas!

Vejam só!















O tema é aves! - parte 3

Na semana que passou os 7º anos, no clima das aves montaram uma asa! E falar sobre asas sem falar sobre o primeiro mecanismo de voo, assim como os primeiros rascunhos de um helicóptero, explorados por Leonardo da Vinci não poderia ser deixado de lado! Ou seja, nossa aula abordou basicamente as invenções e ideias desse gênio que viveu entre 1450 e 1510, algo simplesmente animador!

Particularmente, penso ele ter sido nosso maior gênio... Pintor, arquiteto, escultor, poeta, músico, inventor de mecanismos, trabalhou com anatomia, estudou plantas e muitas outras coisas. Era um gênio ou não era?!

Enfim, com as ideias de Leonardo na cabeça, ficamos atentos ao mecanismo de voo que tentamos replicar em sala...



Muito trabalho para ver essa asa funcionado e movimentado de modo a imitar um voo!


E como não poderia deixar de ser, vale ler um pouco sobre Leonardo (íntimo depois de tanto experimento!):

http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_1153.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci

Alavancas à vontade!

Para fecharmos o estudo dos instrumentos utilizados para trabalhar com o solo e que têm alavanca em seu funcionamento, o 4º ano A fez uma lista de mecanismos que aparecem na sala de aula e na escola que usam alavanca para funcionarem... A lista?

  • Gangorra,
  • porta da sala de aula,
  • janela,
  • maçaneta,
  • portão do campinho,
  • tesoura,
  • lápis e canetas,
  • e mais um tanto de coisas que já me esqueci!




quarta-feira, 13 de junho de 2012

O tema é aves! - parte 2

Seguindo o tema aves, os 7ºs anos montaram um bico... Uma das partes das aves que nos diz um monte sobre elas!

Imagine um pássaro como o canário ou o pombo. Seus bicos em formato cônico e curto indicam uma alimentação composta por grãos. Já um bico curvo e pontiagudo indica que a ave é carnívora como os urubus e corvos. Mas ainda há bicos peculiares como os do pelicano e do flamingo. O primeiro funciona como uma rede e o segundo possui um bico capaz de separar as algas da água.

Acontece que o bico que construímos não ia alimentar ninguém... Pelo menos não de verdade! Usando sistema de alavancas para mobilidade do que seria um pescoço e outro sistema para abrir e fechar a boca, por fim até o boneco da maleta virou comida!

Alguns grupos arriscaram alteração no bico!!! Mudaram os formatos dos bicos, colocaram dentes e mesmo acrescentaram rodas para facilitar a mobilidade do... O que é isso mesmo?!?!


E é claro que não podia deixar de ter um vídeo!!!

Coleta seletiva de eletrônicos em Águas Claras


Neste final de semana, no Parque de Águas Claras haverá coleta seletiva de eletrônicos em Águas Claras.

O destino desse material é conserto, caso seja possível, para funcionamento em Telecentros e Escolas Públicas. Caso não tenha como ser consertado, vai para metareciclagem!

E então? Vamos construir um mundo sustentável?

Vale levar o que estiver encostado por aí: mouse, teclados, placas diversas (placa mãe, placa de vídeo, de rede, etc.), celulares, dvd e por aí vai!!!

terça-feira, 12 de junho de 2012

Carretel mecanizado

Criatividade é algo curioso, não? Haja ideias!!!

Nos 5ºs anos a proposta, após estudarmos vários instrumentos associados ao clima, foi a de construir um carretel mecanizado para podermos soltar pipa nos dias ensolarados e com vento!

Olha só o que saiu!!! :)


Particularmente a estrutura que me deixou curiosa foi a em que um triângulo (a única figura geométrica que traz rigidez a estruturas!) foi o suporte de um carretel acionado por uma manivela vinculada a engrenagens!!!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Triturando casca de ovo...

É importante saber que podemos aproveitar os alimentos por inteiro. Por exemplo, o abacaxi é uma delícia e se a casca é bem limpa antes de ser retirada para o deliciarmos, dá um chá ou refresco maravilhoso que não precisa nem de açúcar para adoçar!

Pensando nesse aproveitamento, o 1º ano construiu um triturador de casca de ovo para ajudar em casa nos cuidados com o jardim! A casca de ovo tem cálcio e é excelente para ajudar as plantinhas a crescerem!

O bacana é que teve grupo que adotou a ideia do uso de alavanca para auxiliar na trituração! OBA! E assim vamos entendendo o funcionamento de alguns mecanismos!


Porta, porteira, portão!

Para toda casa há uma porta, para toda porta há um portal!

O que a turminha do 2º ano teve que fazer foi montar um portal como estava no livro deles (a primeira imagem mais abaixo) e depois pensarem e construírem uma porta mais estreita e mais alta do que o portal, além de uma janela mais estreita do que o portal e de altura igual à largura!

Nossa! Teve cada ideia genial!! :)


domingo, 10 de junho de 2012

Oficina de NXT

Tira Latas...
Foi isso que fizemos durante um bom tempo na oficina de NXT. Claro que cada vez com desafios maiores de programação, afinal esse era o intuito da oficina!

A ideia era montarmos um carro básico (o mesmo encontrado no programa NXT) e tentar fazer um tira-latas. Claro que quem ganhou fomos nós! 27 segundos! Com 10 segundos de diferença do segundo lugar! Ô time bom esse o nosso: Prof Rodrigo Moura, Prof Felipe Renier e eu.

Daí pra fazer uma graça, uma foto da nossa máquina pronta para agir...


...a arena que usaremos novamente, em breve...


...e um vídeo curtinho de um outro grupo que participou! Devíamos ter filmado nossa máquina em ação!

Robô cardíaco... Haja coração! - parte 2

Depois de uma oficina de NXT no intervalo entre os dois 8ºs fazerem o robô cardíaco surgiram ideias mais simples sobre a programação.


Um sensor de som para captar o volume do som ambiente (não é o mesmo ícone do esperar pelo sensor de som) cujo valor numérico do volume do som ambiente, entre 0 e 100, é vinculado à quantidade de força do robô, também entre 0 e 100, a cada 4 rotações (poucas rotações para termos uma ideia de como o volume do som é captado). Sendo que tudo isso fica dentro de um looping para que o robo não pare de andar!

Para criar o vínculo (isso é novidade!), no ícone do sensor de som há uma abinha e no motor uma abinha mais longa (que de vez em quando clicamos sem querer). A ideia é ligar, usando o mouse (por clica em um e depois no outro), o sensor de som à imagem que representa a força na abinha do motor. Feito isso garantimos que a leitura do volume do som ambiente irá equivaler à força do motor.

Numa sala silenciosa, o robô vai andar devagar. Numa sala com o nível de ruído alto, o robô vai andar rápido. Lembrando que sempre usando as 4 rotações!

Enfim, depois de um tanto de testes, fizemos três rodadas de uma corrida para vermos o melhor robô.


Juro que não sei o que houve, mas teve robô que ficou girando no mesmo lugar!

Vamos construir um prédio - parte 3

Normalmente quando pensamos na construção de um prédio, lembramos das diversas estruturas que vemos em quando estão em fase de fundação (quando ainda é apenas o esqueleto do prédio) ou de um prédio totalmente pronto. Além disso, normalmente, pensamos em estruturas mais retas, onde base é do mesmo tamanho que o topo ou ainda onde o topo é mais estreito como na Torre de TV.

Porém, se pensarmos, nem sempre isso acontece. Há vários exemplos de edifícios com estruturas diferenciadas em Brasília: a Catedral, o Brasília Shopping, o Museu Nacional da República e as "bacias" do Congresso Nacional (onde os senadores e deputados se reúnem).



Então, pensando nessas estruturas diferentes, dá pra lembrarmos que há algumas que não foram destinadas a serem diferente... A torre de Pisa, por exemplo, por ter sido construída em um terreno pouco estável, tombou para um dos lados, mas não caiu!

Assim, pensando em inclinações e estruturas de edifícios diferenciadas, a proposta para a turma do 3º ano foi construir um edifício inclinado! Opa, mas valendo conferir a inclinação depois!!


Fonte das imagens (acessos em 10 jun 2012):
Catedral: http://radames.manosso.nom.br/arquitetura/
Brasília Shopping: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brasilia_Shopping_02.jpg
Museu Nacional da República: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Museu_Nacional_da_Rep%C3%BAblica.jpg
Congresso Nacional: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brasilia_Congresso_Nacional_05_2007_221.jpg

Parque de diversões - parte 3

Continuando os estudos sobre o funcionamento dos brinquedos nos parques de diversões, na semana que passou os 9ºs anos construíram uma montanha russa! Pensem nas lembranças sobre loopings, screws e alturas e parques... UFA!

E o que temos de tecnologia nas montanhas russas? Um monte de coisas... A mais simples é que o funcionamento depende da altura inicial que graças à conservação da energia a montanha russa não precisa de mais nenhum empurrãozinho ao longo de todo o trajeto! É isso mesmo!

Vários alunos e alunas ficaram impressionados ao saber que a altura inicial da montanha russa tem energia potencial gravitacional o suficiente para movimentá-la ao longo de todo o percurso. Claro que pode ser que alguma montanha russa tenha no meio de seu trajeto mais um empurrãozinho, mas o assustador é que uma vez começada a descida, já era! Só para quando acaba o trajeto! 

Não sei se teve gente que ficou com medo o suficiente para nunca mais andar de montanha russa, mas tenho certeza de que na próxima vez que subirem em uma vão lembrar das conversas! ;)

Enfim, nossa montanha russa ficou bem curtinha, mas deu pra brincar um pouco com ela...


Se a curiosidade é grande sobre a história das montanhas russas, valem os links:
http://criancas.hsw.uol.com.br/montanhas-russas.htm

Mas o melhor de tudo foi que descobri qual é o melhor lugar para sentar na montanha-russa!
Quer saber? Acesse o link: http://criancas.hsw.uol.com.br/questao624.htm

sábado, 9 de junho de 2012

10º Festival Taguatinga de Cinema

Para quem se anima com a proposta do cinema alternativo, aí vai a dica do 10º Festival Taguatinga de Cinema!



"Nesta edição o Festival irá homenagear o profeta Gentileza propondo discussões acerca do bom convívio social, ecologia, humanização das cidades, gentileza urbana e social.

A novidade deste ano é que o Festival também acontecerá na internet, onde os filmes poderão ser assitidos e votados. Os filmes serão postados no ato da inscrição e haverá prêmio em dinheiro para o melhor filme escolhido pelo público internauta.

Este ano o festival recebe uma categoria especial para exibição em dispositivos móveis, a categoria m-video. Estes filmes estarão disponíveis no site do festival para serem assistidos em celulares, tablets e outros aparelhos móveis."

Mais informações no site do evento!
http://www.festivaltaguatinga.com.br/