quinta-feira, 8 de março de 2012

Uma torre com estrutura de verdade!

Ufa! Finalmente!! Uma torre de verdade!! O que quer dizer isso?

Sempre que começamos a experimentar as maletas, uma das atividades é construir uma torre... A mais alta possível. Acontece que construir uma torre juntando peças não é o mesmo que compreender a necessidade de ter uma estrutura que dê estabilidade para a construção.

Nesta semana, as turmas de 9º ano tiveram de lidar com um conceito tecnológico que se apresenta um tanto óbvio mas não tão simples como parece... E a ideia foi explorar ao máximo isso!

As estruturas nas construções de aço, principalmente as torres cujo esqueleto é aparente, tendem a ter aspecto triangular. Isto acontece porque é o triângulo quem traz resistência e estabilidade para a estrutura! Opa... Mas como isso funciona?

Antes da construção da torre com o Lego, foi sugerido, como tarefa de casa, que as turmas de 9º ano construíssem uma ponte de macarrão com massa epóxi... A Fernanda do 9º A conseguiu trazer a ponte inteira, sem quebrar nem um macarrãozinho (!!!) para termos uma ideia de como funciona. Olha só a quantidade de triângulos... Super 10! Ficou bem legal!!!


É claro que com isso a animação tomou conta da turma! Foi a primeira vez que vi o 9º A em silêncio e com todos trabalhando concentrados... O comprometimento foi visível!! Fora que o resultado final é de encher os olhos... :)


E o 9º B não ficou para trás! Um grupo terminou e ainda topou o desafio... Aumentar o tamanho da ponte... Resultado? Iluminação, com direito a gerador próprio! Vivendo e aprendendo, não?




Só teve uma coisa que foi chata, para a qual foi necessário momento de conversa com a turma... Alguns grupos, quando viram que não iriam conseguir terminar de construir a torre em tempo, desmontaram o que haviam feito, mesmo antes do prazo final. 


Sabemos todos que é um tanto frustrante não conseguir terminar, mas isso não significa que desistir antes do final seja algo legal. A ideia a ser perseguida é sempre tentar e tentar, até não haver mais tempo ou outras possibilidades! Às vezes, uma reflexão sobre o que foi feito, o papel de cada um e como cada um se comportou pode ajudar num momento posterior, mas desistir? NUNCA!


Thomas Edison e seus assistentes experimentaram mais de 1600 materiais para construir filamentos que funcionassem para acender uma lâmpada. Depois de um tempo, os filamentos foram substituídos por um metal chamado tungstênio e cujas lâmpadas são usadas ainda hoje (apesar de existirem outros tipos de lâmpadas). Imagine, então, se Edison e seus assistentes, ou mesmo seu predecessores no caminho da invenção da lâmpada, tivessem desistido?


Enfim, fica para todos nós a lição... Nada de desistir, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário