segunda-feira, 26 de março de 2012

Um lançador para testar motor

6º ao 9º ano...

Infelizmente ainda sem manual de montagem, tivemos que dar uma rebolada para trabalhar com o pessoal do 6º ao 9º ano. Por um lado, o planejamento está pronto esperando o material; por outro, podemos sempre fazer algo diferente e divertido...

E foi isso o que aconteceu na semana passada!

Aproveitando umas imagens que copiamos no dia da oficina com os professores, todas as turmas de 6º a 9º ano montaram o robô lançador!

É uma montagem simples e curta que leva no máximo 25 minutos para ser feita! Com isso, sobrou um tempo bem legal para explorarmos mais um pouco o programa, discutirmos algumas questões e ainda fazermos alterações na montagem....

No programa relembramos e usamos o motor. Testamos algumas coisas básicas na configuração como porta, força, direção, duração do movimento. Analisamos qual é a diferença no uso do comando próxima ação (liberar ou travar) na montagem onde a construção deixa o motor mais travado, mais rígido, menos livre para se movimentar. Também analisamos a influência das engrenagens e da influência da posição inicial da garra no lançamento.

Em algumas turmas o tempo rendeu melhor sendo possível explorar um pouco mais a própria construção com melhorias e/ou alterações na garra para que a bola a ser jogada ficasse mais estável.


E ainda, para os mais animados com a programação, teve até um desafio: fazer vários lançamentos com um tempo de intervalo entre eles. Algo como uma programação intercalada. E neste caso, a ideia era usar o ícone de esperar por um tempo!

Muito bacana! As turmas que se comprometeram aproveitaram um monte!!!! As que não se comprometeram também aproveitaram, mas não tanto quanto poderiam... Mas é isso aí, como tempo vão perceber que o comprometimento vai lhes oferecer mais diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário